Austin Considine The New York Times
Ainda que a Olimpíada de 2008, que será realizada do dia 8 a 24 de agosto em Pequim, esteja a um ano de distância, os planos de comparecer à competição já se transformaram em jogo de azar com chances semelhantes às de apostar na roleta, envolvendo primeiro pressa e depois esperas intermináveis, e com as opções se estreitando a cada dia que passa.
A tarefa mais importante é garantir ingressos, o que pode ser difícil. Apenas um determinado número de ingressos é alocado a cada país, e a compra direta de entradas está reservada aos cidadãos locais.
Infelizmente, a data limite para entrar na loteria e reservar exatamente os ingressos desejados era o dia 30 de junho. Mas, embora não haja grande garantia de que será possível obter entradas, existem outras opções, para quem estiver disposto a aceitar compromissos quanto a preços ou às competições a que deseja assistir.
Para começar, fique de olho na CoSport (www.cosport.com), operadora de turismo e distribuidora oficial dos ingressos da Olimpíada de 2008 nos Estados Unidos. As primeiras reservas estão sendo confirmadas, e os ingressos serão alocados daqui até setembro; no entanto, embora talvez seja difícil obter ingressos para os eventos mais populares, as entradas restantes serão vendidas ao vivo, para quem chegar primeiro, a partir de outubro.
As datas exatas de venda não estão confirmadas, e por isso recorra ao site para se manter atualizado. Os ingressos variam de US$ 5, para o beisebol, a US$ 773, para a cerimônia de abertura, segundo Adam Wixted, porta-voz da CoSport.
Se você preferiria pagar um pouco mais e receber os ingressos agora, o mercado de revenda já é uma opção. Não espere encontrar muitos ingressos à venda por indivíduos, em mercados como o eBay, antes de julho do ano que vem, quando as entradas serão efetivamente distribuídas.
No entanto, corretores oficiais de ingressos, que compram entradas ou têm acordos para adquirir em massa os ingressos não utilizados de compradores de atacado (como as empresas patrocinadoras), já estão vendendo milhares de entradas na TicketLiquidator.com, um site que agrupa os corretores de ingressos, e em muitos casos oferece garantias aos compradores.
Um dos motivos para a demanda excepcionalmente alta que já estamos vendo para a Olimpíada de Pequim é o preço comparativamente acessível dos ingressos, disse Don Vaccaro, presidente-executivo da TicketLiquidator.
"Pequim é complicado, porque eles tomaram cuidados especiais e se esforçaram para garantir preços baixos a ponto de esgotar a lotação de todos ou quase todos os eventos", afirma. "Eles não queriam que se repetisse o que aconteceu nos Jogos de Inverno de Turim, nos quais os atletas muitas vezes competiram diante de públicos pequenos".
O maior problema, segundo ele, será encontrar passagens aéreas a preço acessível, e acomodações. Como no caso dos ingressos para as competições, é tudo questão de momento, disponibilidade e sorte. Já que membros do Comitê Olímpico Internacional, jornalistas e funcionários de empresas patrocinadoras de todo o mundo devem invadir Pequim durante os Jogos Olímpicos, a disponibilidade é escassa.
Isso é especialmente aplicável no extremo mais alto do mercado. "Quase todos os hotéis cinco estrelas ou de luxo em Pequim estão lotados para todo o período dos jogos", disse Dawei Wu, diretor de comunicações do Serviço Nacional de Turismo da China.
As agências de viagens podem ser a melhor opção: Os maiores sites de reserva de hotéis, como Expedia, Orbitz, Hotels.com e Travelocity, não aceitam reservas com mais de 330 dias de antecedência, o que significa que as pessoas que desejam reservar online hotéis para a Olimpíada de Pequim precisam esperar até o começo de setembro. O mesmo se aplica às passagens aéreas.
Uma segunda questão deriva da combinação entre exigências de estadia mínima prolongada e de diárias inflacionadas, à qual devemos acrescentar a incapacidade de outras agências que não a CoSport para garantir ingressos.
"Estamos trabalhando com o Peninsula, e lá a estadia mínima é de uma semana", disse Donna Foersom, gerente de marketing da Abercrombie & Kent (www.abercrombiekent.com), uma agência de viagens de luxo que não pretende oferecer pacotes olímpicos, mas pode programar viagens personalizadas com esse destino. "Sem garantia de ingressos, ninguém quer assumir compromissos desse montante".
Nathaniel Waring, presidente da Cox & Kings USA (www.coxandkingsusa.com), uma agência de viagens de luxo, disse que, embora sua empresa esteja preparada para organizar viagens no período que cerca a Olimpíada, se bem que não para os Jogos em si, apenas alguns clientes individuais e pequenos grupos optaram por esse tipo de pacote de turismo o momento.
"Muitas empresas estão se mantendo afastadas da Olimpíada devido à dificuldade em obter bons quartos de hotel e à dificuldade, ou quase impossibilidade, até o momento, de obter os ingressos que as pessoas desejam", disse Waring.
"Se alguém pretende viajar toda essa distância, e realmente deseja assistir à ginástica artística ou à cerimônia de abertura, mas é informado de que não é possível confirmar agora se os ingressos estarão disponíveis, e em seguida o hotel exige estadia mínima de dez dias, o compromisso exigido pode se provar grande demais".
Algumas agências de viagens fizeram acordos com hotéis locais. Um exemplo é a Let's Travel China (www.letstravelchina.com), que reservou todo o Plaza Hotel, com 218 quartos, para seus clientes, como parte do pacote olímpico que está oferecendo. No caso dessa operadora, a estadia mínima é de apenas quatro dias.
A Mongol Global Tour Co. (www.mongolglobaltours.com) reservou um bloco de 26 apartamentos (de kitchenettes a suítes de três dormitórios) a curta distância do estádio em que será realizada a cerimônia de abertura, bem como quartos em um hotel de grife vizinho, como parte de seu pacote olímpico.
É claro que, se você pretende viajar para a China, o país tem muito mais a oferecer além de Pequim. E planejar uma visita a outros lugares da China oferece alguma garantia de diversão caso os ingressos que você deseja não estejam disponíveis.
Todas as agências mencionadas acima oferecem esse tipo de programa, e o mesmo vale para muitas outras (para obter uma lista mais extensa de agências de viagem, procure o Serviço Nacional de Turismo da China (www.cnto.org).
Parte de sua viagem pode envolver um cruzeiro marítimo. Porque Pequim fica relativamente distante da costa, cruzeiros oceânicos não representam opção viável (ainda que um novo terminal deva ser concluído em Xangai no ano que vem, e outros portos normalmente visitados pelos navios de cruzeiro, como Tianjin, ofereçam percursos semelhantes para o interior do país).
Mas viajar em um barco de cruzeiro pelo rio Yangtzé é uma boa possibilidade. Se você está organizando sua viagem sem ajuda, procure empresas como a Viking River Cruises (www. www.vikingrivercruises.com).e a Uniworld Grand River Cruises (www.uniworld.com). De qualquer forma, as agências de viagens já mencionadas podem incluir cruzeiros fluviais em seus itinerários mais amplos.
"O que estamos dizendo é que nós cuidaremos de tudo antes e depois de sua estadia, e garantiremos que sua experiência na China seja excelente", disse Waring.
"E, se a pessoa quiser mesmo tentar, pode obter ingressos junto aos cambistas, ou pagar a uma corretora para que os encontre. É preciso começar em algum lugar, no entanto".
0 comentários:
Postar um comentário