""""""""Mudamos de endereço"""""""""

Olá meus queridos leitores, o blogger chegou a seu limite e sentimos a necessidade de migrar para um sistema melhor. Nesses dias terão ainda mais novidades e mudanças a cada dia, estamos crescendo e graças a você.

Este blog não será mais atualizado, mas também não será excluido. Nosso novo endereço é: http://beijing2008.efcbrasil.com/

Obrigado pelas honrosas visitas. Forte abraço e aguardo vocês no novo site.


Natanael Garcia - Administração

Vale por 5!

A pernambucana Yane Marques surpreendeu o Brasil e as Américas ao ficar com a medalha de ouro nos Jogos pan-americanos do Rio, garantindo assim a vaga olímpica.

O pentatlo moderno é composto por tiro, esgrima, natação, hipismo e atletismo. No tiro, o atleta que fizer mais que 172 pontos ganha mais que mil pontos na pontuação geral, adicionando 12 a cada ponto a cima da média e subtraindo 12 a cada abaixo de 172. Na esgrima, quem todos lutam contra todos em lutas de 15 "touches", e quem conquista 70% das vitórias leva 1000 pontos no geral. Na natação, todos nadam 200m livre e no feminino, quem faz 2min40s e no masculino, 2min30s, ganha 1000 pontos no geral. Cada segundo a baixo da marca o atleta ganha 12 pontos a mais e cada segundo a cima, 12 pontos a menos que 1000. No hipismo, todos começam com 1200 pontos no geral e perdem 28 a cada obstáculo derrubado, são 12, e 40 segundo a cada segundo a cima do tempo de refêrencia. A última prova é a corrida, em que a pontuação obtida nas primeiras quatro etapas são convertidas em tempo, assim o primeiro colocado larga a corrida na frente, uma certa quantidade de tempo do segundo e assim por diante...

Yane não tem patricínio suficiente para viajar para Europa, principal reduto do esporte no mundo, e por isso não tem uma boa pontuação no ranking. Uma comparação em termos de pontuação também é muito difícil de fazer pois os pontos conquistados na esgrima são em relação á vitórias em disputas com os adversários, então com atletas "mais fracos' a pontuação acaba aumentando.

A pernambucana tem na natação sua principal arma. Seu melhor tempo aconteceu em 2004 quando conseguiu 1328 pontos, um tempo de 2min12s. Este tempo, lhe daria a primeira posição na natação do pentatlo das olímpiadas de Atenas, quando a francesa Amelie Caze foi a melhor com 2min14s44. No pan, ela conseguiu o tempo de 2min15s e no sul-americano de 2007, sua última prova até fevereiro, cosneguiu 1284 pontos, num tempo de 2min17s, que seria o sexto em Atenas-2004.

Sua corrida ainda é a pedra no sapato . Apenas uma vez em sua vida, chegou aos 1000 pontos, fazendo o tempo de 11min20s nos 3000m rasos. No pan, ela fez 908 pontos, com o tempo de 11min48s. Se melhorar a corrida, a chance de uma posição entre as dez melhores do mundo aumenta, já que no tiro, na esgrima e no hipismo ela tem resultados bons.

No tiro, Yane conseguiu mais de mil pontos em três das últimas quatro provas que disputou enquanto no hipismo ela frequentemente consegue mais de 1100 pontos. Em maio de 2007, conseguiu 1188 pontos, o que lhe daria a primeira colocação no hipismo de Atenas.

Na esgrima, a atleta ainda não conseguiu mais de 1000 pontos em campeonatos mundiais e copa do mundo, o que mostra ainda uma deficiência da pernambucana, que precisa ganhar 70% de seus combates para ganhar 1000 pontos. Porém, é bem difícil alguém ficar com mais de 1000 pontos no esporte da espada, vida os Jogos de Atenas, em que apenas uma atleta ficou com esse número de vitórias.

Yane deve superar o resultado obtido nas últimas olimpíadas pela brasileira Samantha Harley, que ficou em 25º dentre as 32 participantes. A brasileira tem plenas condições de ficar entre as 15 melhores! Agora, algo muito melhor que isso já é bem difícil.

A campeã pan-americana é a 31ª colocada no ranking mundial e tem as européias como maiores adversárias. A polonesa Paulínia Boenizs tem a maior pontuação do pentatlo, com 5628 pontos, alcançada na copa do mundo de 2006. Paulínia, que foi 10ª nas olímpiadas de Atenas, é a 26ª do ranking, e como é a terceira melhor polonesa, dificilmente irá aos Jogos. Lada Jienbalanova, do Cazaquistão, é lider do ranking e favorita ao título olímpico. As medalhistas em Atenas-2004 estão longe da liderança do ranking. A atual campeã olímpica, a húngara Szuszanna Voros é a 13ª no ranking mundial enquanto a lituana Jelena Rubsleva,prata, é a 14ª e a britânica Georgina Harland, bronze em 2004, é quinta do mundo.

Amanhã, as chances de Fabiane Beltrane, do remo!

3 comentários:

Natanael Garcia disse...

É uma modalidade fantástica, é uma pena que ela irá ter somente até as Olimpíadas de 2012, a falta de patrocínio realmente é 2 pedras no sapato dos atletas brasileiros.

Parabéns pelo seu desempenho Guilherme.

Anônimo disse...

A Yane me surpreendeu e muito no PAN. Quando assisti à uma entrevista com ela antes da competição pensei: Nem sabia que o Brasil tinha representante nesse esporte! Qual não foi minha surpresa (e de todo o país) com a maravilhosa conquista dessa brasileria de raça mesmo!

Parabéns pelo blog, está muito bom.

Abraços,
www.blogonews.blogspot.com

Brasília disse...

nao a conheço mas so por conseguir essa vaga ja merece reconhecimento...
e axei massa saber como q é a pontuaçao do tiro...