A seleção brasileira masculina de basquete conheceu nesta quinta-feira os seus adversários na disputa do Pré-Olímpico Mundial, que ocorre entre os dias 14 e 20 de julho, em Atenas (Grécia). A equipe do técnico espanhol Moncho Monsalve vai iniciar a competição jogando contra Líbano e a anfitriã Grécia, atual vice-campeã mundial, no grupo A.
Monsalve, no entanto, minimizou a dificuldade da classificação. "Ficamos num grupo bom. Com certeza, a Grécia é uma das grandes favoritas. Além de ter uma excelente equipe, vai jogar em casa com o apoio da torcida. Tenho bastante informação sobre os gregos e vamos poder estudá-los muito bem", disse o treinador. "Tirando Líbano, Camarões, Coréia e Cabo Verde, que são times com menos destaque internacional, as outras oito seleções se equivalem", comentou Monchalve, que já pensa nas quartas-de-final.
"O jogo que importa para nós é o cruzamento nas quartas-de-final. Vamos enfrentar Alemanha ou Nova Zelândia, que devem ficar em primeiro e segundo lugar no grupo B, respectivamente. Dos doze países que disputam o Pré-Olímpico, acho que Brasil, Grécia, Croácia ou Eslovênia têm boas chances de ir a Pequim", aposta o técnico, que se reunirá nesta semana em Madri com o presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Gerazime Bozikis, o Grego. Ele deve vir definitivamente para o Brasil no dia 15 de fevereiro.
No grupo B estão as seleções de Cabo Verde, Nova Zelândia e Alemanha, do pivô Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks. A Chave C reúne Coréia do Sul, Eslovênia e Canadá, enquanto no grupo D Estão Camarões Porto Rico e Croácia.
Já estão classificados para o torneio masculino de basquete dos jogos Angola (campeão da África), Argentina (vice-campeã das Américas), Austrália (campeã da Oceania, China (país-sede), Irã (campeão da Ásia), Lituânia ( terceira colocada da Europa), Rússia (campeã da Europa),Espanha (atual campeã mundial) e Estados Unidos (campeão das Américas.
Depois do fracasso no Pré-Olímpico das Américas, em que a seleção brasileira ficou em quarto lugar- só os dois primeiros garantiram a vaga-, o técnico Lula Ferreira foi demitido e o espanhol Moncho Monsalve contratado no início de 2008.
Moncho adiantou que pretende fazer cerca de 35 treinos durante as três semanas e meia em que vai contar com os jogadores. Para o espanhol, seria importante que o Brasil disputasse o Torneio de Acrópole na Grécia, em junho, para que enfrentasse equipes fortes do cenário mundial.
0 comentários:
Postar um comentário