A chama que iluminará os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, percorrerá a Olímpia Antiga por 1.528km pelo solo grego a partir do dia 24 de março, antes de ser entregue aos organizadores da evento chinês no dia 30 do mesmo mês.
O Comitê Olímpico Grego informou nesta quinta-feira, em Atenas, que o ateamento da chama acontecerá na Olímpia Antiga, a 300km da capital grega, em uma cerimônia na qual uma sacerdotisa acenderá a tocha com a ajuda dos raios do sol.
A tocha olímpica atravessará então povoados e cidades gregas por meio de 605 revezamentos.
O percurso cobrirá a península do Peloponeso, a Grécia continental, o porto de Salônica e sítios arqueológicos como Pella (o reino da Macedônia de Alexandre o Grande).
Seguindo para o sul, passará pela histórica Maratona, local da batalha travada 490 anos antes de Cristo entre gregos e persas que representou o início da disputa da Maratona olímpica.
Finalmente, a chama chegará no dia 24 de março ao Estádio Panathinaiko, no qual foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.
Neste local a chama será entregue ao comitê dos Jogos Olímpicos de Pequim, que organiza o percurso até a chegada na capital chinesa.
EFE
0 comentários:
Postar um comentário